16/04/2017

NÃO FECHEIS OS VOSSOS CORAÇÕES

Encontramo-nos na Semana Santa deste ano em curso.

E o Salmo 94 nos desperta com forte apelo: “Hoje não fecheis o vosso coração”.

O coração é o nosso órgão, considerado como sede do nobre sentimento do amor, e que caracteriza o ser humano.

O Mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo Crucificado é impossível de ser recordado, sem que nossos corações se sentissem sensibilizados por esta maravilha Surpreendente do Amor Infinito de Deus, e que nos deu seu próprio Filho Jesus para morrer, em reparação de nossos pecados.

Por meio do profeta Ezequiel, a promessa nos foi feita: “Farei com o meu povo uma aliança de paz, e será uma aliança eterna. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

Podemos imaginar a amargura do Coração de Jesus, quando o evangelista São João nos relata: “As autoridades tomaram a decisão de matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público, e retirou-se para uma região mais deserta.”

Esta triste realidade ainda perdura em nossos dias, quando tantos corações endurecidos resistem em acolher os frutos abençoados da morte de Jesus. Como se faz de extrema necessidade o apelo a ecoar nos corações ingratos: “Hoje, não fecheis os corações!”

A Santa Mãe Igreja nos educa, ao despertar-nos para a busca do sacramento da Santa Penitência, num ato de fé para com a missão confiada por Jesus aos apóstolos: “Recebei o Espírito Santo, a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados”.

Como Jesus se sentirá reconfortado, ao abrirmos nossas almas para a purificação dos pecados, através dos merecimentos de seu Amorosissimo e Divino Sangue, fonte inesgotável das Graças Redentoras do Santíssimo Salvador.

Páscoa é Vida Nova! É ressuscitarmos com Jesus, pela morte do pecado para a Vida da Graça, a caminho das alegrias do Céu”

Que Nossa Senhora, de pé junto à Cruz de seu Divino Filho, nos ajude com suas graças maternais. Amém!

Dom Roberto Gomes Guimarães

Bispo Emérito de Campos