21/09/2017

ENCONTRO NACIONAL

O encontro aconteceu em Teresina/PI e contou com a participação de padres da província, incluindo o reitor do Santuário de N.Sra. do Perpétuo Socorro.

ENCONTRO NACIONAL ENCONTRO NACIONAL

ENCONTRO DA COMISSÃO NACIONAL DA DEVOÇÃO À MÃE DO PERPETUO SOCORRO

TERESINA/PI

Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2017, na cidade de Teresina/PI, o encontro da Comissão Nacional da Devoção à Mãe do Perpétuo Socorro. Estavam presentes: Pe. Dirson Gonçalves (Campo Grande), Pe. João Otávio Martins (Goiânia), Pe. Celso Vieira da Cruz (Curitiba), Pe. Marcio Halmenschlager (Belém. Reitor), Pe. Ronaldo Mendonça (Manaus), Pe. Inácio Raposo (Manaus), Pe. José do Carmo Zambom (Campos dos Goytacazes), Pe. Ademir Gonçalves (São João da Boa Vista), Pe. José Grzywacz (Salvador), Pe. Carlos Alberto Holanda Martins (Teresina).

No primeiro dia, terça-feira, ficamos livres para conhecer as novenas celebradas em Teresina. Em três delas (8h30, 15h, 19h) fomos apresentados ao povo e celebramos juntos. No dia seguinte, houve uma boa partilha sobre como é celebrada a novena em cada uma das unidades e santuários. Após a oração inicial fizemos uma breve apresentação de cada participante do encontro e de seu santuário. Ouvimos a leitura da ata da reunião anterior (setembro de 2016). Depois fizemos a leitura e reestudo das "linhas guias da Conferencia Latino Americana e Caribenha para a devoção a Mãe do Perpétuo Socorro".

Após, partimos para os encaminhamentos: Padre José fez a proposta de reunir todos os materiais já publicados dos congressos, reuniões, cartas do Padre Geral, num único livro, publicar isso e enviar para as unidades redentoristas dinamizarem e encaminharem isso em cada lugar de ação naquela unidade.

Nós, da comissão, somos responsáveis em motivar em nossas unidades essa dinâmica, junto com o Governo Provincial. Fizemos também um levantamento sobre todos os lugares onde existe a Novena de forma mais expressiva: Araraquara/SP, Arraial da Ajuda/BA, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Bom Jesus da Lapa/BA, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Campo Grande/MS, Campos dos Goytacazes/RJ, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Garanhuns/PE, Goiânia/GO, Lages/SC, Macapá/AP, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São João da Boa Vista/SP, Teresina/PI, Tiete/SP. No ano de 2022, será a celebração dos 100 anos da Novena Perpétua.

A decisão dessa equipe é pedir à URB que garanta a existência de uma equipe em vista da celebração dos 100 anos da Novena. Prosseguindo, começamos a pensar o próximo encontro de nossa equipe. E o próximo encontro ficou de 13 a 16 de setembro de 2018, em Belo Horizonte/MG. Será com a participação de leigos (dois de cada unidade) e procurando envolver mais confrades que trabalham nos santuários. Convidar também os confrades do Suriname. Escolhemos como tema: "Contemplar o ícone do Amor, sendo solidários para a missão no mundo ferido" e como lema: "Da devoção à ação". O assessor será o padre José Afonso Tremba, CSsR.

No dia 14 de setembro, após a oração da manhã, nós continuamos nosso encontro fazendo a partilha das ações concretas que cada santuário - unidade - fez após as celebrações dos 150 anos da devoção. Enfim, agradecemos a Deus por esta oportunidade e pedimos a proteção de Nossa Senhora, a Mãe do Perpétuo Socorro, para todos nós.

Fonte: Reitores dos Santuarios da Mãe do Perpétuo Socorro do Brasil

« DEZEMBRO 2017 »