04/11/2017

DOMINGO XXXI DO TEMPO COMUM | ANO A

Cristão é aquele que vive o Espírito que anima as bem-aventuranças pronunciadas por Jesus

DOMINGO XXXI DO TEMPO COMUM | ANO ADOMINGO XXXI DO TEMPO COMUM | ANO A
31º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Solenidade de todos os Santos. 05 DE NOVEMBRO

1ª Leitura: Ap 7,2-4.9-14
2ª Leitura: 1Jo 3,1-3
Evangelho: Mt 5,1-12

A festa de hoje celebra o sonho de Deus, o seu desejo maior, que é ver em seus filhos a marca de sua própria imagem, a marca mais verdadeira, a saber, a alegria sem fim.

As leituras desta festa nos ajudam a entender quem é verdadeiramente o cristão. Cristão é aquele que vive o espírito que anima as bem-aventuranças pronunciadas por Jesus no Sermão da Montanha. Cristão é quem traz a marca de Deus na fronte e veste a roupa branca lavada no sangue do Cordeiro. Cristão é aquele que foi feito filho de Deus e vive na ardente esperança do encontro definitivo com o Pai.

É essa a esperança que nos deve transmitir a festa de hoje, junto com a alegria de nos sentir irmãos de tantos que já estão na glória do Pai intercedendo por nós. Eles nos estendem a mão para nos ajudar a viver em família e na sociedade aquele programa de santidade que Jesus deu à sua Igreja. E se nós seguirmos a exortação de São João: “Todo aquele que espera em Jesus, purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro” – podemos esperar que o Senhor na sua misericórdia nos levará para o bom lugar que preparou para nós.

A multidão imensa de pessoas vestidas de branco e com palmas nas mãos que estão adorando o Cordeiro de Deus representa os eleitos que, graças ao sangue de Jesus, foram purificados e foram servos fiéis na provação. São os que foram batizados, que trazem o selo que marca os que pertencem a Deus, aos quais nada pode fazer mal.

Participamos da alegre constatação de São João: Deus tem para conosco um amor indizível, fazendo-nos seus filhos, não só de nome, mas de fato. E essa dignidade já temos desde agora, em virtude da vida divina, a graça, que nos une a Ele, mesmo se externamente não aparece toda a nossa nobreza; pois trazemos ainda os sinais de nossa ligação com a terra e não nos faltam limites e sofrimentos. Mas estamos aguardando a manifestação plena do nosso ser, quando se revelará e se realizará a conformidade completa com Deus, e O veremos tal como Ele é, não através do véu das coisas criadas, não na obscuridade da fé, das imagens e das palavras, mas face a face. Isto já acontece para os santos, que hoje veneramos.

Os santos não são pessoas extraordinárias, ou dotadas de carismas particulares; são homens e mulheres como nós hoje, que souberam viver com coragem no mundo em que vivemos, colocando nas mãos de Deus sua vida e dele recebendo a força necessária para enfrentar todas as dificuldades, o cansaço, as dores, a incompreensão, os fracassos, mas nunca perderam a confiança em Deus Pai.

Nossa vocação é sermos santos, porque nosso Deus é Santo. Uma vocação que, certamente, vemos realizada em muitas pessoas que fizeram parte da nossa vida, da nossa pequena história pessoal, ou que estão ainda presentes nela: pessoas que nos mostram concretamente o caminho a percorrer, pessoas que nos encorajam e nos ajudam, com seu testemunho, a caminhar pela estrada de uma santidade cotidiana, séria e generosa. Os Santos do céu são muitíssimos, mas eles existem também na terra, só precisamos aprender a reconhecê-los. São as pessoas que se esforçam para viver as bem-aventuranças do Evangelho: são os humildes, os que se comportam e falam com mansidão, os que agem com misericórdia e com piedade, os que promovem a paz e não a discórdia, a comunhão e não a divisão, os que têm fome e sede de justiça.

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

« NOVEMBRO 2017 »