25/11/2017

PAPA FRANCISCO: "FIDELIDADE É MUDANÇA..!!"

“A Palavra de Deus nos ajuda a distinguir as duas faces da mudança"

PAPA FRANCISCO:

Papa Francisco: "Fidelidade é Mudança"

Cidade do Vaticano (RV) - Teve início nesta quinta-feira (23/11), em Verona, Itália, o 7° Festival da Doutrina Social da Igreja sobre o tema “Fidelidade é mudança”.

Para a ocasião, foi gravada uma mensagem de vídeo do Papa Francisco, em que o Pontífice saúde os participantes do evento e diz que o tema do festival “nos leva a considerar que, na realidade, ser fiel requer a capacidade de mudar”.

O Santo Padre cita a experiência de Abraão, que a Bíblia nos mostra como modelo de fé. Ele recebeu o mandato de Deus que lhe disse: “Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção.”

Por ser fiel, Abraão teve de mudar e partir. “A Palavra de Deus nos ajuda a distinguir as duas faces da mudança: a primeira, é a confiança, a esperança e a abertura ao novo. A segunda, é a dificuldade de deixar as certezas para ir ao encontro do desconhecido. Sentimo-nos mais tranquilos quando permanecemos em nosso recinto, conservando e repetindo as palavras e os gestos de sempre. Isso nos faz sentir mais seguros do que sair, partir e iniciar processos novos”, diz o Papa na vídeo-mensagem.

Mas o que acontece se mantivermos a nossa fidelidade a Deus e ao ser humano? “O chamado de Deus mudou radicalmente a vida de Abraão. Quando respondemos a Deus, acontece algo de inédito que nos leva aonde nunca imaginamos”, sublinha Francisco.

Segundo o Papa, “fidelidade ao ser humano, significa encontrar a pessoa concreta, o seu rosto, a sua necessidade de ternura e misericórdia a fim de que possa sair do anonimato, das periferias existências. Fidelidade ao ser humano significa abrir os olhos e o coração aos pobres, aos doentes, aos desempregados, aos que estão feridos pela indiferença e por uma economia que descarta e mata; abrir-se aos deslocados que fogem da violência e da guerra. Fidelidade ao ser humano significa vencer a força dos próprios interesses, dos interesses egoístas”.

Francisco conclui a mensagem de vídeo, afirmando que “a fidelidade a Deus e ao ser humano se convergem num movimento dinâmico que toma a forma da mudança de nós mesmos e da realidade, criando espaços e trabalho para os jovens e ao seu futuro”.

O 7° Festival da Doutrina Social da Igreja se concluirá no próximo dia

26.

Fonte: Rádio Vaticano

A voz do Papa e da Igreja em diálogo com o mundo.

« DEZEMBRO 2017 »