03/12/2017

DOMINGO I DO ADVENTO | ANO B

DOMINGO I DO ADVENTO | ANO B

3 de dezembro – 1º Domingo do Advento (Ano B)

1ª leitura: Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7
2ª leitura: 1Cor 1,3-9
Evangelho: Mc 13,33-37

O tema desse primeiro domingo é a vigilância. As leituras que ouvimos nos dizem que é preciso estar vigilantes. Isaías reconhece que, mesmo tendo recebido de Deus tantos benefícios, o povo não cessa de ofendê-lo com suas culpas. Vive uma vida desordenada, sem temor de Deus e sem pensar no fim de todo ser mortal.

Mas o profeta ensina também que Deus é nosso Pai e nosso Salvador, e nos exorta a invocar seu retorno para nos fazer voltar a percorrer seus caminhos. Somos também obra das mãos de Deus, barro nas mãos do oleiro, embora duros de coração e servos inúteis. Por outro lado, somos herança de Deus e somos chamados a amá-lo, servi-lo e buscar com perseverança os seus caminhos, para que nos mostre sua misericórdia.

São palavras que comovem pela intensidade da fé na bondade de Deus; são palavras nas quais podemos encontrar nossa experiência pessoal, para dar voz ao gemido de nossa pobreza e ao grito de nossa esperança. Hoje estamos vivendo a mesma situação: tantas ilusões se desfazem, surgem tantos problemas e o homem sincero está voltando lentamente a bater na porta de Deus, única esperança.

No entanto, temos uma novidade em relação aos tempos de Isaías: sabemos que Deus já respondeu ao desejo do profeta, o Filho de Deus rasgou os céus e desceu e, mesmo se os tempos continuam maus, Deus caminha conosco, porque se envolveu ao máximo na história humana.

Somos chamados a viver na comunhão e na amizade com o Senhor Jesus, Filho de Deus. Nele tudo já nos foi dado. Agora devemos conservar fielmente a graça que nos deu, pondo em prática o Evangelho, de modo a sermos irrepreensíveis quando no fim o próprio Jesus vier nos julgar.

Paulo escreve aos cristãos de Corinto que, por meio da graça recebida, Deus os tornará firmes até o fim. Com isto, quer sugerir que não devem ter medo, mas prosseguir com coragem nos caminhos do Senhor. E Paulo mostra qual é nossa esperança: a comunhão com Cristo, que se baseia na experiência da sua presença que ilumina nossa vida e nos serve de guia para chegarmos ao Pai, se de fato o seguirmos no caminho que passa pela cruz e leva à glória.

Começa o tempo do Advento, esta bela época do ano litúrgico que é preparação, não somente para o Natal, mas também para o sentido profundo da nossa vida. Advento significa um tempo de espera. Mas o que esperamos? A quem esperamos? Sim, a celebração daquela festa familiar que é o Natal; mas aguardamos também a segunda vinda de Cristo, sua vinda gloriosa, o natal do “dia eterno e da plena visão”, quando seremos mergulhados para sempre na alegria de Deus.

Desse momento importantíssimo e decisivo para a nossa vida, não sabemos nem o dia nem a hora. E aqui se fundamenta toda a força e a importância daquele verbo: “Vigiai!” Nada de tristeza, mas aguardar como quem espera uma pessoa querida, com o coração cheio de desejo e de paz. É o desejo do encontro e a paz de quem espera com amor. Vigiar significa manter acesa a chama de uma fé viva, na luz da esperança e no calor de um amor límpido e confiante. Quem está vigilante cumpre os deveres de seu estado com ânimo bem disposto e tudo quanto escolhe está em consonância com o que agrada a Deus. Então, quando o Senhor chegar, vai encontrar um coração aceso de viva luz e o levará consigo na alegria do Reino.

A espera e a esperança se exprimem por meio de uma escuta mais frequente da Palavra de Deus. O Advento é um verdadeiro dom de Deus, tempo forte do espírito, tempo de graça e de uma autêntica conversão. Somos convidados a fazer uma revisão de nossa vida e a buscar a misericórdia de Deus no sacramento do perdão.

Autor: Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

« DEZEMBRO 2017 »