24/12/2017

DOMINGO IV DO ADVENTO | ANO B

Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

DOMINGO IV DO ADVENTO | ANO B
24 de dezembro – 4º Domingo do Advento
 

1ª Leitura: 2Sm 7,1-5.8-12.14.16
2ª Leitura: Rm 16,25-27
Evangelho:Lc 1,26-38
 
A primeira leitura fala da promessa feita por Deus a Davi, por meio do profeta Natã. O rei Davi tinha encontrado a paz depois de vencer os inimigos. Ele habita em uma casa de cedro e quer agora construir uma casa para o Senhor, um templo. De noite, o profeta Natã recebe de Deus uma mensagem para comunicar ao rei. Será Deus que vai construir uma casa para Davi, uma casa que não é um palácio, mas uma grande dinastia, uma descendência, da qual vai nascer Aquele que será o Filho de Deus, vindo ao mundo para a salvação de todos. Com efeito, Jesus será invocado como filho de Davi e Rei para sempre.
 
São Paulo eleva a Deus um hino de louvor e glória. O mistério de que ele fala é a obra da salvação, um projeto que Deus sempre teve em mente e que realiza na plenitude dos tempos. Esse plano de Deus era mantido oculto durante séculos, mas foi agora revelado em Cristo a todas as nações para levá-las à obediência da fé. Por meio da fé em Jesus Cristo são Paulo nos faz entender a importância da Palavra de Deus e como ela se manifesta e se realiza na história humana.
 
Ao responder ao anjo Gabriel, Maria não compreende o que está acontecendo, mas ela tem uma grande fé no Senhor, e por esta fé ela dá o seu “sim”, dizendo-se “serva do Senhor”, pronta a fazer a vontade dele, mesmo sem conhecer tudo o que comporta esse “sim” a Deus. Ela se declara disposta a acolher o que Deus vai querer realizar na sua pessoa e a colaborar com o projeto dele. Nisto ela nos dá o exemplo para estarmos prontos para o que Deus nos pede, não só nos momentos alegres, mas também quando nossa esperança cristã é submetida à provação.
 
Os cristãos têm meditado desde o início sobre a missão de Maria e neste evangelho Lucas recolhe o reflexo dessa meditação. Aí encontramos a admiração daquela que percebeu que Deus, para salvar a humanidade, decidiu tornar-se como uma das criaturas que Ele mesmo criou, criaturas pelas quais tem um amor apaixonado. Ele se abaixa até pedir a colaboração de uma moça simples e desconhecida, quando poderia ter escolhido outros lugares e outros atores importantes.
 
Também ficamos admirados com a reação de Maria, que não recusa a missão, mas reflete, não se fecha em si mesma e no seu projeto de vida, mas procura entender como se realizará o plano de Deus e qual será sua parte. E enfim se declara disponível, sem pedir garantias, mas confiando no que disse o anjo.
 
Já os primeiros cristãos haviam entendido que Maria é grande, não só por ser a Mãe do Salvador, mas porque acreditou no poder do Senhor e na Sua promessa. Por isso Maria é para cada um de nós a cristã exemplar. A missão de ser Mãe do Filho de Deus é unicamente sua, mas ao mesmo tempo, Deus lhe pediu que desse sua vida na confiança e por amor, as mesmas condições que Jesus pede a cada discípulo de todo tempo e lugar.

A celebração do Natal e da Família na qual Deus se fez homem pode tornar-se ocasião para contemplar a profunda relação entre o Evangelho e a família humana. No dia de hoje, Jesus quer nascer em cada lar cristão: como é que você O recebe? 

 
                                                                                                 

                                                                                                            Autor: Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R

 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« SETEMBRO 2018 »
S T Q Q S S D
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30