26/12/2017

MISSA DA VIGÍLIA DE NATAL NO SANTUÁRIO

Vigília de Natal no Santuário

O reitor do Santuário, Padre Zambom, celebrou a Missa da Vigília de Natal para centenas de fiéis que lotaram o Santuário na noite de 24 de dezembro de 2017.
Na liturgia desta noite memorável,  Pe. Zambom convida todos a contemplar o amor de Deus, manifestado na encarnação de Jesus e ressalta que O Menino de Belém é a “Palavra” que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.
No início da cerimônia, no adro da Igreja onde se encontra arrumado o presépio, uma menina bailando ao som do violino traz o Menino Jesus que é colocado na manjedoura. Neste momento santo, os fiéis com bastões incandescentes cantam  "glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados" anunciando a chegada do Deus libertador,  que é o Rei que traz a paz e a salvação.
Padre Zambom convida a todos a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança. Os casais com gestantes e com bebês recém-nascidos se aproximam do presépio para receberem em nome de todos, a bênção que é a Luz que  ilumina em plenitude a humanidade.
Em procissão até o altar, a cerimônia desta Noite Santa prossegue com a presença do Coral do Santuário sob a regência do Maestro Luis Cláudio Lorenz.
Os fiéis participam com muita devoção e escutam atentamente a homilia do Pe. Zambom que nos leva a  refletir o grande gesto da simplicidade de Deus que vem a nós envolto em faixas, colocado na manjedoura, iniciando assim o projeto salvífico de resgate e purificação da humanidade que se concretiza na cerimônia da Vigília Pascal quando o  Salvador, o Messias, o Senhor, é aquele que não reservou para si sua vida, mas a entregou a fim de nos resgatar e purificar, tornando-nos seu povo, dedicado a praticar a justiça.
Ao final da cerimônia, Padre Zambom explica que o Santuário se reestrutura para vivenciar a caminhada litúrgica. Assim, apresenta à assembleia os novos ministros da distribuição da comunhão eucarística que foram investidos e agradece aos que estão deixando esse ministério.  O mesmo acontece com a coordenação dos grupos,  pastorais e movimentos; são apresentados os novos coordenadores e os agradecimentos aos antigos que se empenharam neste serviço a Deus.
Com muita alegria, Pe. Zambom dá a bênção final e junto aos fiéis se confraterniza nesta Noite de Paz e Luz. Fortalecidos com o nascimento do Menino Deus, os fiéis retornam aos seus lares para o Natal em Família com as bênçãos de Deus.

« JANEIRO 2018 »