24/02/2018

II DOMINGO DA QUARESMA | ANO B

A melhor prova desse amor é Jesus Cristo, o Filho amado de Deus que morreu para ensinar ao homem o caminho da vida verdadeira.

II DOMINGO DA QUARESMA | ANO B

 

25 DE FEVEREIRO: 2º DOMINGO DA QUARESMA

1ª leitura: Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18

2ª leitura: Rm 8,31b-34

Evangelho: Mc 9,2-10

 

Jesus convida três apóstolos para subir a uma alta montanha, em um lugar isolado. É a busca de Deus e da contemplação. Na Transfiguração, Ele se mostra em sua glória como Filho de Deus. Pedro exprime toda a alegria dessa experiência que ele gostaria que nunca terminasse: “É bom ficarmos aqui...” Mas Jesus os convida a descer do monte, a retornar à vida comum, e até mesmo os prepara para sua Paixão e morte. Os apóstolos devem retomar seus afazeres, devem estar prontos para enfrentar até os momentos mais difíceis, mas com a certeza de que Jesus é o Senhor, é o Salvador.  Disse alguém: “Devemos levar para os dias de trevas o que experimentamos nos dias de luz”. A fé vem a ser essa luz e força de Deus em todas as situações de nossa vida.

Também em nossa caminhada podem surgir dores e sofrimentos, tentações e derrotas, Hoje, Jesus diz a cada um de nós: “Não desanime, não perca a coragem, não pense que o abandonei. Deus ama você e está sempre ao seu lado, mesmo quando parece estar ausente”. A presença de Deus é misteriosa, mas real, como a de Jesus na Transfiguração: aos olhos humanos, Ele parecia um homem como os outros. Em vez disso, na montanha aparece em toda a sua glória, para preparar os apóstolos para serem fortes diante da dor da Paixão e do Calvário.

A maior tentação diante do sofrimento e da adversidade é a revolta, porque não conseguimos encontrar uma explicação racional da dor. Se Deus nos ama e tem todo poder, por que temos de sofrer? A doença ou a perda de um ente querido é a fonte de muitas crises de fé. Mas nossa certeza permanece inalterada: Deus é Amor e só deseja o nosso bem.

 

  

 

                                                  

 

 

 

 

                                          Autor: Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« JUNHO 2018 »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1