26/03/2018

Reflexão

A liturgia é o lugar de expressão da fé.

Reflexão

Certamente você, caro leitor (a), faz parte de uma comunidade que se reúne para rezar, louvar, celebrar os sacramentos da Igreja, de um modo particular a Eucaristia, Mistério Pascal de Cristo.  Assim, com símbolos, textos, hinos e gestos a comunidade louva a Deus. Esse serviço ao culto de louvor a Deus, onde Ele mesmo se manifesta, é o que chamamos de liturgia.

A liturgia é o lugar de expressão da fé onde há a Revelação, ou seja, a auto-comunicação de Deus. Através da ação litúrgica, a comunidade, formada pela assembleia celebrante, “povo de Deus, povo sacerdotal”, dialoga com o Pai. Através dos ritos, a Igreja, e pela Igreja, “exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus”. Em outras palavras, a liturgia é a continuidade do plano de salvação do Pai, através da presença mística de Cristo nos sacramentos, que são administrados e perpetuados pela Igreja. À Igreja cabe a missão de continuar a obra de Cristo, que se dá, sobretudo, através da liturgia.

O Concílio Vaticano II (1962-1965), com a Constituição Sacrosanctum Concilium propõe uma Igreja mais participativa, ministerial e que busque se adaptar e valorizar as diferentes culturas, costumes e as riquezas de cada povo. É na expressão de fé de cada comunidade-Igreja que se dá a acolhida da ação de Deus em nós.

Acolher a ação de Deus em nós na liturgia, expressão de nossa fé, faz da comunidade eclesial uma comunidade em festa pela celebração do mistério pascal que culmina na presença do Cristo Ressuscitado. Ele concede vida nova para seu povo, discípulos missionários comprometidos com Jesus e sua Igreja na alegria, comunhão e participação na comunidade.

Pe. Anderson Trevenzoli Assireu, CSsR

« OUTUBRO 2018 »