02/04/2018

Missa e Lava pés

No dia 29/03, aconteceu na Comunidade Osvaldo Gregório (Chatuba), Missa e lava pés. Com participação do fies da comunidade.

Missa e Lava pésMissa e Lava pésMissa e Lava pés

Quinta-feira da Semana Santa. Missa vespertina da Ceia do Senhor. Lava-pés. A abertura do Tríduo Pascal, ao mesmo tempo que insere os cristãos no núcleo dos mistérios da fé, traz um resumo da lição de amor-serviço ensinada pelo Mestre Jesus. Os próprios elementos do texto bíblico e da liturgia levam o fiel a percorrer o caminho que parte da caridade e chega à plenitude da Ressurreição, passando antes pela entrega total na cruz. Esta reflexão quer olhar com atenção para o primeiro passo do Tríduo Pascal, especialmente o lava-pés, apontando para alguns elementos em torno deste gesto, que traduz simbolicamente toda ação e pregação de Jesus Cristo.
O primeiro passo será a contextualização do episódio dentro do quadro da Semana Santa. Em seguida, serão expostos e comentados alguns passos do lava-pés descritos no texto bíblico do Evangelho de São João. A liturgia da Missa vespertina, a necessidade de se deixar lavar os pés pelo Senhor, o ministério do sacerdote, os atos-atitude de serviço e o amor de São Francisco pelo ensinamento do lava-pés também fazem parte desta reflexão.
Trata-se apenas de um percurso possível, diante da infinidade de caminhos que a riqueza do gesto de Jesus oferece. Cada leitor pode, a partir das provocações aqui apresentadas, construir seu próprio itinerário na vida de fé, no seguimento de Jesus e na prática do amor-serviço.

« ABRIL 2018 »