26/05/2018

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

"Junto do Pai, no Filho, com o Espírito!"

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 

1ª Leitura: Dt 4,32-34. 39-40

2ª Leitura: Rm 8,14-17

Evangelho: Mt 28,16-20

 

Moisés fala ao povo e lhe recorda a grandeza de Deus, manifestada nos seus prodígios. Afirma que Deus está no céu mas também na terra e é um só Deus. O povo pôde ver, ouvir e compreender que aquele Deus é único e está sempre presente na vida dos homens. Ainda hoje recordar o que Deus tem feito na história do seu povo nos leva a compreender que Ele está nos céus mas também na terra. Não nos é dado contemplar a face de Deus, mas muitas vezes nos acontecimentos da vida diária sentimos que Ele está presente na nossa história com sua misericórdia, sua bondade e sua providência. Ao amor de Deus só se pode responder com um amor total e fiel. A fé se funda sobre uma história precedente e requer de nós, não uma resposta teórica, mas uma adesão que envolve toda a nossa existência.

O Apóstolo Paulo nos diz que por meio do Espírito recebido no batismo não somos mais escravos, mas, em virtude da morte e ressurreição de Cristo, nos tornamos filhos e podemos dirigir-nos a Deus chamando-o de Pai. A certeza dessa realidade deveria nos tornar sempre alegres, cheios de energia, desejosos de ajudar os irmãos, capazes de criar comunidade. A alegria tantas vezes não reina em nossos corações porque não somos capazes de abandonar tudo o que é deste mundo e elevar-nos àquilo que de grande Deus colocou em nosso coração.

No evangelho Jesus se despede dos discípulos confirmando-os na fé e enviando-os a anunciar a boa nova no mundo inteiro e a batizar no Nome da Trindade. A missão é para todos os seus seguidores. Ele não nos abandona subindo ao céu, mas promete estar conosco todos os dias até o fim do mundo. Sua presença é garantia de apoio para a missão que nos deixa.

A Trindade não é um mistério distante da nossa vida, ao contrário, é um mistério muito próximo de nós. Fomos criados à imagem do Deus Uno e Trino, trazemos em nós a sua semelhança e somos chamados a realizar a mesma sublime síntese de unidade na diversidade.

Da Trindade nos vem um grande e formidável ensinamento de vida. Esse mistério é a afirmação máxima de que podemos ser diferentes e no entanto iguais: iguais em dignidade e diversos pelas características. E não é esta a lição de que temos mais urgente necessidade para vivermos bem neste mundo?

Deus é comunhão de Pessoas. A Trindade nos aponta o ideal de viver em comunhão fraterna, como reflexo da Trindade na família, na paróquia, na sociedade. Temos necessidade de viver unidos, de construir a paz, de promover a dignidade de todos, de sermos a grande Família humana, o Corpo de Cristo, membros uns dos outros, de sermos Um, como Jesus pediu rezando ao Pai.

Sim, podemos ser diferentes pela cor da pele, cultura, sexo, raça e religião, e no entanto ter os mesmos direitos e a mesma dignidade como pessoas humanas.

“Deus é Trindade, é comunhão de amor, e a família é sua primeira e mais imediata expressão. O homem e a mulher criados à imagem de Deus, tornam-se no matrimônio uma só carne, isto é, uma comunhão de amor que gera nova vida. A família humana é portanto ícone da Trindade, tanto pelo amor interpessoal, quanto pela missão de procriar a vida” (Bento XVI).

Fomos batizados na Trindade, no nome das Três Pessoas, quer dizer, no amor delas. A Igreja crê na Santíssima Trindade porque essa verdade lhe foi revelada por Cristo. A dificuldade de compreender o mistério da Trindade é um argumento a favor de sua verdade, não contra ela. Ninguém, por conta própria, teria jamais imaginado um tal mistério.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Autor: Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.


 

 

 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« JUNHO 2018 »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1