04/06/2018

Solenidade de Corpus Christi

No dia 31/05, quinta-feira foi celebrado a Solenidade de Corpus Christi. Os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão do Santuário participaram da Solene procissão.

Celebrando o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, a solenidade de Corpus Christi é vivida pela Igreja Católica na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, dia em que o sacramento da eucaristia foi instituído por Jesus.

Além das missas festivas na parte da manhã, algumas ruas são enfeitadas com tapetes confeccionados pelos católicos das igrejas que compõem a Diocese para a passagem da procissão com o Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Bispo Diocesano, às 16h. Acompanham a procissão muitos fiéis, testemunhando a adoração e a veneração com a Santíssima Eucaristia.

O Papa Urbano IV instituiu, no dia 08 de setembro de 1264, a Solenidade do Corpus Christi. Aqui no Brasil, a tradição de enfeitar as ruas teve início em Ouro Preto, MG, e logo o costume se espalhou pelas demais cidades do país.

A procissão de Corpus Christi lembra a peregrinação do povo de Deus para alcançar a Terra Prometida.

O Antigo Testamento revela que esse povo foi alimentado no deserto com maná, entretanto, com a vinda de Jesus e a instituição da eucaristia, o povo de Deus é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Pascom Santuário

« JUNHO 2018 »