29/06/2018

A fundação da Província do Rio

A fundação da Província do Rio
Comemoramos no dia 29 de junho os 67 anos da fundação de nossa querida Província do Rio, que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Contudo, a história dos Missionários Redentoristas no Brasil teve início bem antes de 1951.

Os primeiros Redentoristas a colocarem os pés em território brasileiro, foram os holandeses, Pe. Matias Tulkens e Pe. Francisco Xavier Lohmeyer, aportados na cidade do Rio de Janeiro em julho de 1893, mas, logo seguiram para Mariana/MG, pois, vieram atender o pedido de Dom Silvério Pimenta, arcebispo coadjutor de Mariana, de assumirem responsabilidades missionárias em sua Arquidiocese.

A necessidade da Igreja era tamanha que a Província Holandesa não apenas assumiu a missão em terras brasileiras (1893-1903), mas, já em 10 de fevereiro de 1903, a fértil missão “holândico-brasileira” foi elevada à categoria de vice-província e já contava com a presença de 30 confrades, 19 padres e 11 irmãos, distribuídos em duas casas: Glória, em Juiz de Fora, e São José, em Belo Horizonte.

Se, porém, foi bastante curto o tempo de transformação da missão para vice-província, não foi o que houve no tocante à sua elevação como província. Tal realidade ocorreu porque a Província Holandesa dispunha de muitos confrades e, assim, a Vice-Província “holândico-brasileira” não se preocupou com a formação de missionários brasileiros, criando, consequentemente, forte dependência de missionários vindos da Holanda.

Passados 48 anos de missão, seria impossível o não despertar vocacional entre meninos e jovens brasileiros. Por haver fértil terreno missionário e garantias de que uma futura província se manteria vocacionalmente, no dia 29 de junho de 1951, a Vice-Província Holândico-Brasileira foi elevada à categoria de província com o nome de Província do Rio de Janeiro e já contava com 08 casas e 138 professos redentoristas: 81 padres, 34 irmãos e 23 estudantes (filosofia e teologia).

Por nossa bela história, rendemos graças ao Bom Deus pelos intrépidos missionários holandeses e brasileiros que trouxeram e perpetuaram o Carisma de Santo Afonso em nossas terras, levando em frente com vitalidade este ramo da Congregação Redentorista chamado Província do Rio.

Fonte: Província do Rio

« NOVEMBRO 2018 »