03/11/2018

1ª Leitura: Ap 7,2-4.9-14
2ª Leitura: 1Jo 3,1-3
Evangelho: Mt 5,1-12a

Na visão do Apocalipse, os cento e quarenta e quatro mil eleitos exprimem a amplidão universal do povo de Deus chamado à santidade ao longo da história da salvação. A cifra é simbólica: o número das tribos de Israel elevado ao quadrado e multiplicado por mil (122 x 1.000). Além destes, havia “uma multidão imensa de todas as nações”. As vestes brancas caracterizam uma assembleia litúrgica que usa a mesma cor da luz de Deus, do batismo, e da ressurreição. As palmas nas mãos representam a vitória, o triunfo nos combates da vida e sobre a própria morte. A “grande tribulação” é sua participação na paixão do Salvador, e a candura das vestes é proveniente do sangue do Cordeiro que as lavou.

João nos faz participantes de uma grande alegria, a ele revelada, dizendo que a santidade é um dom de Deus, que nos chama a sermos Seus filhos e a participar, desde agora, da Sua vida e da Sua santidade. Hoje, portanto, é uma festa de família, a família de Deus. Os santos no céu são nossos irmãos que rezam por nós, conhecem nossas obras e nossa vida, nossas alegrias e aflições, e intercedem por nós junto do grande Mediador e de Sua Mãe Santíssima, a fim de que Deus nos mostre Sua misericórdia.

Jesus declara nas bem-aventuranças a identidade do cristão: é alguém chamado a ser santo como é Santo o Pai do Céu. Mas a santidade ainda é considerada uma realidade reservada a poucos eleitos. A festa de hoje nos convida a contemplar as imensas fileiras dos santos e a refletir sobre os caminhos que os conduziram à santidade.

A vocação para sermos santos tem sua raiz no batismo, sacramento através do qual fomos sepultados na morte de Cristo para ressuscitar com Ele e caminhar em novidade de vida. “Os seguidores de Cristo são feitos, pelo batismo da fé, verdadeiramente filhos e participantes da natureza divina e, por conseguinte, realmente santos” – ensina o Vaticano II. A santidade é aqui identificada com a filiação de Deus realizada. A vida cristã consiste, pois, em manter e aperfeiçoar durante a vida, com a ajuda de Deus, a santidade que já recebemos no batismo.

As bem-aventuranças evangélicas proclamam um Reino cujos cidadãos são e serão bem-aventurados numa ligação entre o presente e o futuro que realiza a plena felicidade para o homem novo. Já é cidadão daquele Reino quem é pobre na realidade do seu ser, isto é, reconhece que tudo lhe vem e pode vir-lhe de Deus; e é bem-aventurado se promove a paz, se sabe tratar os irmãos com misericórdia; e por causa desta fé e deste comportamento é perseguido. É o amor que foi derramado em nossos corações que opera tudo isto e pode fazer-nos cantar de alegria como Maria, a primeira que viveu plenamente as bem-aventuranças do Evangelho: “A minha alma engrandece o Senhor”.

Autor: Padre José Raimundo Vidigal

« NOVEMBRO 2018 »