05/01/2019

O exemplo de São João Neumann

O exemplo de São João Neumann
Neumann nasceu em 28 de março de 1811 e morreu em 5 de janeiro de 1860, aos 49 anos de idade. Em 1977, foi declarado santo por Paulo VI. Natural da Boêmia, foi para os Estados Unidos, onde se tornou redentorista e bispo. São João Neumann, em tão pouco tempo de vida, construiu mais de 90 igrejas, fundou um sistema nacional de escolas paroquiais, além de investir em algumas comunidades religiosas. Mas, o que destacar de seu exemplo para os tempos atuais?

Primeiramente, a intensidade de uma breve vida doada numa intensa atividade de evangelização. O panorama atual da humanidade exige habilidade e empenho daqueles que se dedicam na construção do Reino de Jesus. E em muitos casos há paralisações, posições inertes, não compatíveis com o elan criativo do Evangelho. Talvez seja esse um motivo pelo qual a Congregação Redentorista insiste no processo da reestruturação. Em segundo lugar, é possível colher de Neumann uma pessoa que se comprometeu com uma causa e não mediu distâncias. Saiu de sua pátria para, de forma missionária, ir ao encontro de outra gente, cultura... Estar disponível não é atitude tão simples para os dias de hoje, certo? Por fim, a atualidade de São João Neumann também se encontra na presença humilde de uma Igreja que serve mesmo em tempos de hostilidades. Com isso é possível sonhar um futuro de uma comunidade eclesial mais servidora dos pequenos e menos preocupada com suas estruturas de poder.

Que São João Neumann ajude a Congregação Redentorista a ser ágil no anúncio da Copiosa Redenção, num espírito de disponibilidade constante para o serviço dos mais fracos!
Fonte: Província do Rio

« JANEIRO 2019 »