05/01/2019

Epifania do Senhor

" Os povos caminham sob uma luz!"

Epifania do Senhor
1ª Leitura: Is 60,1-6
2ª Leitura: Ef 3,2-3a.5-6
Evangelho: Mt 2,1-12

Hoje, por meio da estrela, Deus revela o Filho Unigênito como Salvador de todos os homens. Na pessoa dos Magos, vindos do Oriente, os povos do mundo respondem ao chamado de Deus, reconhecem o Menino de Belém como seu Salvador. Cumpre-se a profecia de Isaías: A terra está envolvida em trevas, mas sobre Jerusalém resplandece a luz. Para esta luz se dirigem os povos da terra e nesta luz caminharão daí em diante. Estamos contemplando um mistério, que não era conhecido das gerações precedentes, e que foi revelado a Paulo pelo Espírito Santo: “Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e beneficiários da mesma promessa, no Cristo Jesus, por meio do evangelho”. Jesus começa a obra da unificação dos povos e a fundação da comunidade da família humana. A Igreja, sinal da unidade de todo o gênero humano, continua a exercer esta missão hoje e até o dia em que o Senhor vier.

Mateus narra o episódio dos Magos para mostrar que o Reino de Deus vai além dos confins de Israel. Essa história nos ensina que Jesus é o centro do universo. Ele atrai os que o procuram de coração sincero, como esses sábios do Oriente.

De modo misterioso Cristo ilumina os corações pelo conhecimento de Deus. A manifestação de Deus ao mundo continua na Igreja, no seu rosto resplandece a luz de Deus: “Os povos caminham à tua luz, porque sobre ti apareceu o Senhor e sua glória se manifesta sobre ti”. Cristo, através da Igreja, quer manifestar-se na Palavra inspirada da Sagrada Escritura, no sinal da vida litúrgico-sacramental, no magistério dos Pastores, na vida de comunhão vivida com fé e caridade. A cada um Cristo pede para ser testemunha no cotidiano, com o Evangelho vivo no coração e nas obras.

A Epifania nos ensina a reconhecer que a majestade de Deus não aparece nas coisas grandes e vistosas, mas Deus pôs a sua verdade e a sua glória nas coisas pobres e marginalizadas, no que não chama a atenção.

Já conhecemos Cristo por meio da fé, obtivemos a renovação da nossa natureza humana, pertencemos à Igreja, povo da nova Aliança. Temos necessidade, como os Magos, da luz de Deus para entender como são grandes os mistérios dos quais participamos, para podermos anunciar a todos os irmãos as grandes obras de Deus.

Para entender o Senhor é preciso acolher seu estilo de vida. O verdadeiro conhecimento de Jesus se realiza no caminho da santidade, simbolizado na longa e cansativa viagem dos Magos. A solenidade da Epifania nos chama a uma caminhada.

Nós nos tornamos os magos do nosso tempo. Eles são as primícias de nossa vocação cristã. Buscamos Jesus para pôr-lhe à disposição a fé para a vida. Nós lhe oferecemos nossos dons. A luz recebida não pode ser posta debaixo de uma vasilha, mas sobre o candeeiro. Muitos cristãos deixaram apagar essa luz, já não são luz nas trevas do mundo. Que brilhe também a nossa luz para eles!

Autor: Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R

« JUNHO 2019 »