09/02/2019

5º Domingo do Tempo Comum

"Obedecer e lançar as redes!"

5º Domingo do Tempo Comum
1ª Leitura: Is 6,1-2a.3-8
2ª Leitura: 1Cor 15,1-11
Evangelho: Lc 5,1-11
 
As leituras nos falam da vocação de Isaías e dos apóstolos Pedro e Paulo. Admiramos como a graça de Deus transformou essas pessoas e as tornou capacitadas para o anúncio do Evangelho. Para vivermos como verdadeiras testemunhas, basta que tenhamos em nós a graça de Deus que sabe fazer milagres.
 
Isaías recebe no templo a revelação da grandeza e da santidade de Deus. Essa experiência o assusta, reconhece que está na presença do Altíssimo, percebe a infinita santidade de Deus. É um encontro maravilhoso que vai marcar para sempre a sua vida. A visão da majestade de Deus o faz perceber sua condição de ser impuro. Todo o contexto deste encontro manifesta a enorme distância entre Deus e o ser humano. A brasa que toca seus lábios o purifica e ele se sente encorajado a aceitar o convite para se tornar profeta do Deus santo. Responde com generosidade ao chamado do Senhor que o torna idôneo para a missão. Sua autoridade não será a da sua pessoa, mas a da Palavra que ele deverá transmitir.
 
Quantas vezes em nossa vida, diante do pedido de um serviço recusamos dizemos que não somos capazes, não temos tempo, não estamos preparados, e não nos tornamos disponíveis, mal sabendo que, através de nós, o Senhor está querendo chegar até muitos de nossos irmãos.
 
Escrevendo aos coríntios, Paulo fala da missão à qual foi chamado diretamente por Jesus: transmitir a Palavra recebida. O encontro com Jesus, morto e ressuscitado, constitui a grande mensagem cristã que deve ser levada ao mundo. Também Paulo reconhece sua pobreza e indignidade para ser considerado apóstolo, mas a graça de Deus realizou nele coisas admiráveis. E ele soube colaborar com ela.
 
O evangelho nos apresenta Simão Pedro que se sente pecador, mas tem confiança na palavra do Mestre. Lança as redes contrariando sua experiência de pescador. E deste encontro nasce um “pescador” novo. Para os apóstolos aquele era um dia como os outros, com as ocupações de sempre, no mesmo lugar conhecido, mas de repente se torna um dia como nenhum outro. “Em atenção à tua palavra...” Essa afirmação vem depois de uma experiência de fracasso. Trabalharam a noite inteira e nada! Entenderam que tudo é possível, bastando que Ele esteja em suas vidas e que nada podiam sem Ele. Também nós como Pedro, precisamos de um sinal para recordar que é n’Ele que devemos colocar toda a nossa confiança e não em nossas pobres forças e capacidades.
 
Sabemos que toda vida é vocação e que a cada vocação está ligada uma missão especial para cumprir. Desde o início da história Deus vem pedindo ao ser humano a sua colaboração para realizar seu projeto de salvação em benefício da humanidade.
 
Nossos pecados não são um impedimento para Deus realizar em nós o seu projeto. Pedro se reconheceu pecador e Jesus o escolheu assim mesmo. Mas ao ser humano que acolhe o seu chamado, Ele muda o coração para que possa responder “sim” e se tornar missionário entre os irmãos, pronto para anunciar o Reino de Deus, reino de liberdade, de amor e paz.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Autor: Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Nome: E-mail:
Cód. de Segurança:

* Publicação sujeita a moderação;
** Evite a utilização de termos grosseiros e xingamentos através de palavras de baixo calão;
*** Comentários com conteúdo ofensivo e propagandas serão devidamente ignorados.

Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« FEVEREIRO 2019 »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3