09/03/2019

1º Domingo Da Quaresma

“Jesus, no deserto, era guiado pelo Espírito Santo!”

1º Domingo Da Quaresma
1ª Leitura: Dt 26,4-10
2ª Leitura: Rm 10,8-13
Evangelho: Lc 4,1-13

A Quaresma é como um longo “retiro” no qual buscamos entrar em nós mesmos e ouvir a voz de Deus, para vencer as tentações do Inimigo e renovar nossa vida, preparando a Páscoa. Os instrumentos que a Igreja nos indica são a fé, a oração, a escuta da Palavra de Deus e a penitência.

A 1ª leitura de hoje é chamada de “credo histórico de Israel”, porque é uma profissão de fé que relembra uma longa história de tribulações, sofrimento, luta pela libertação e, finalmente, a posse da Terra Prometida. Ao oferecer as primícias do solo, o fiel israelita exprime seu agradecimento ao Senhor Deus pelos dons que dele tem recebido. Sentindo-se agora libertado de toda opressão e possuindo uma terra para chamar de sua, o povo oferece os frutos dessa liberdade, reconhecendo Deus como único capaz de dar vida aos que dela foram privados. Além de apresentar as primícias diante do altar, o fiel distribui os dízimos entre os necessitados, proclamando e vivendo uma fé que se fundamenta nas intervenções de Deus na história e que se expressa nas práticas religiosas intimamente associadas aos gestos de partilha fraterna. Esse “credo histórico” é um convite feito a nós para sermos gratos pelos dons de Deus em nossa vida.

Nossa salvação tem sua origem na fé. E o centro da nossa fé é crer na morte e ressurreição de Cristo como eventos que libertaram a humanidade pecadora. É sobre estes fatos da Páscoa de Cristo que se fundamentam a nova aliança e a profissão de fé de todos os cristãos, sem distinção de raça ou nação. A salvação é oferecida a todos, não exclui ninguém. Quem crê em Jesus não ficará desiludido.

A Quaresma se abre com a narração das tentações de Jesus. Colocadas no início do seu ministério público, elas são de certa forma a antecipação das numerosas contradições que Jesus deverá enfrentar em seu caminho, até a última violência da morte. No deserto, ao contrário do que aconteceu com o povo de Israel, Jesus não cede à tentação. Deixa-se alimentar pela Palavra de Deus, pelo alimento que sai da boca de Deus. Jesus não se deixa iludir pela ganância do poder. Dedica sua vida à única adoração, a do Senhor Deus.

Nas tentações se revela a autenticidade da humanidade de Cristo, que, em completa solidariedade com o ser humano, sofre todas as tentações pelas quais o Inimigo procura afastá-lo da sua completa submissão ao Pai. “Cristo tentado pelo demônio! Mas em Cristo és tu que és tentado” (Santo Agostinho). Na vitória de Cristo sobre as tentações é anunciada a sua vitória final na ressurreição. Ele inaugura um caminho – que é o caminho de todo ser humano – no qual ninguém poderá impedir que o desígnio de Deus se manifeste para todos os homens: sua vontade de resgatá-lo, de recuperar para o homem a soberania da sua vida em um livre reconhecimento da sua dependência de Deus. É na obediência que reside a liberdade do homem.

Pe. José Raimundo Vidigal,C.Ss.R

« MAIO 2019 »