09/06/2019

1ª Leitura: At 2,1-11

2ª Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13

Evangelho: Jo 20,19-23

Conforme a promessa de Jesus, o Espírito Santo desce sobre os Apóstolos e, iluminando suas mentes e corações, torna-os capazes de anunciar o Evangelho a todas as nações. A comunidade dos Apóstolos torna-se assim a primeira Igreja. Línguas de fogo se pousaram sobre eles e daquele momento em diante falaram línguas diversas como lhes indicava o Espírito recebido. A multidão dos judeus, proveniente de todas as nações então conhecidas, se admirava ouvindo os Apóstolos, conhecidos como galileus, falar cada um em sua língua.

No episódio da torre de Babel, a confusão das diversas línguas levou as pessoas a não se entender e a se dispersar pela terra. Em Pentecostes, é o Espírito de Deus que age e faz com que todos os povos se compreendam e se unam numa só Igreja.

São Paulo descreve quais são as funções do Espírito Santo que recebemos no Batismo e na Crisma. Ele nos revela o íntimo mistério de Cristo. E do único Espírito derivam os vários carismas, os diferentes dons na Igreja, diversos como expressão, mas tendo todos a mesma origem e o fim idêntico de edificar a comunidade cristã. Os dons são concedidos a nós, não para servir a nossos interesses, à nossa vanglória, mas para a utilidade comum, como acontece com os diversos membros de um corpo, com suas variadas funções, todas destinadas ao bem do corpo. Batizados no mesmo Espírito, formamos um só corpo, mesmo sendo muitos. As palavras de Paulo nos convidam a colaborar com generosidade e gratuitamente na comunidade à qual pertencemos. São infinitos os modos como podemos viver a dimensão comunitária da fé e da experiência cristãs.

Jesus Ressuscitado concede aos Apóstolos o dom do Espírito Santo, que será a alma da Igreja. Com a força dele, a Igreja administra os sacramentos. Ao Espírito Santo ela dirige a súplica pela unidade dos cristãos em Cristo. O Espírito Santo habita nos corações dos fiéis, torna-os filhos de Deus, lhes dá a força de testemunhar Cristo, impele-os a levar o Evangelho aos outros, dá coragem nas provações. O Espírito Santo guia a Igreja na história e cada um dos fiéis na vida, introduz a Igreja e cada um de nós na mais profunda compreensão do mistério de Cristo.

O Espírito Santo nos ajuda a compreender a nossa missão, como membros do Corpo de Cristo, nos ajuda a viver “em Cristo”. Ele é luz para nossas vidas, isto é, ilumina nossas inteligências de tal modo que compreendamos melhor o amor de Deus; fortalece a nossa vontade, a fim de que possamos perseverar na fé, superando as diversas dificuldades e sofrimentos que ela comporta; Ele nos consola nas adversidades e nos fracassos.

O Espírito Santo é o Amor do Pai e do Filho que nos ensina a amar, a perdoar, e a fazer o bem sem esperar recompensa, e a confiar em Deus. Sobretudo nos ajuda a compreender a nossa parte na obra da salvação, transformando-nos em apóstolos destemidos, que procuram atender as necessidades da nossa Igreja.

Autor: Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R

« JUNHO 2019 »