Legião de Maria


O Que é a Legião de MARIA?

Uma Associação formada por leigos. Tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.
O sistema Legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar a sua fé.

A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia.

Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade.
Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça.

Significado das Palavras Latinas:

Legio Mariae
No Vexillum (bandeira) e na capa do Manual figuram apenas e somente as palavras: Legio Mariae (pronúncia: Légio Marie) que constituem o nome universal e oficial de nossa associação. "Legião de Maria! Que nome bem escolhido!" (Pio XI).

Acies
Está palavra latina significa um "exército em ordem de batalha". Designa, com propriedade, a cerimônia em que os legionários renovam anualmente sua consagração a Maria Santíssima.

Praesidium (Singular) e Praesidia (Plural)
Designava, entre os romanos da Antiguidade, um grupo de soldados incumbido de uma determinada tarefa: era um destacamento da Legião Romana.

Curia (Singular) e Curiae (Plural)
Era uma das divisões do povo romano ou o local onde o senado se reunia.

Comitium (Singular) e Comitia (Plural)
Era o lugar onde o povo se reunia para os comícios ou eleições, ou a própria reunião popular.

Regia (Singular) e Regiae (Plural)
Era a residência e local de trabalho do Pontífice Máximo ou a capital do rei, o palácio real.

Senatus (Singular e Plural)
Era a assémbleia mais elevada do povo romano.

Concilium (Singular) e Concilia (Plural)
Designava um Conselho ou assembléia deliberante. Na Legião de Maria só existe um Conselho Central, em Dublin/Irlanda: Concilium Legionis Mariae (Conselho da Legião de Maria).

As Diferentes Expressões:

Curia, Comitium, Regia, Senatus - servem para designar os diversos Conselhos. A Curia administra a Legião geralmente numa cidade e seus arredores. O Comitium supervisiona não só praesidium, mas também outras Curiae. O Conselho que exerce autoridade numa região, logo abaixo do Senatus, será chamado Regia. O Concilium decidirá se a Regia deve estar diretamente filiado ao Concilium ou a um Senatus. O Senatus é de caráter nacional ou regional.

Catena Legionis
Todo legionário deve rezar diariamente a Catena Legionis (corrente da Legião) composta principalmente pelo canto de Nossa Senhora (Magnificat: engrandece). O hino vespertino da Igreja, "o mais humilde e agradecido, o mais sublime e excelso de todos os cânticos." Nada há mais belo na Legião de Maria do que a reza comunitária da Catena. Quer o Praesidium se encontre cheio de júbilo, ou mergulhado na tristeza, quer ande penosamente nos caminhos estreitos do dia-a-dia, a Catena vem como brisa do céu, cheia dos perfumes daquela que é a Rosa e o Lírio dos Vales, trazer a todos, maravilhosamente, o frescor e a alegria.

Tessera (Singular) e Tesserae (Plural)
Entre os romanos, indicava a senha que os amigos entregavam uns aos outros como sinal de identificação; designava também um "vale" que dava direito a pão, dinheiro ou outro valor indicado. Na Legião Romana era a tabuazinha como a senha do dia. A Legião de Maria aplica a palavra à folha que contém suas orações e o seu quadro.

Vexillum (Singular) e Vexilla (Plural)
Significa estandarte, bandeira. O "Vexillum Legionis" foi adaptado do estandarte da Legião Romana.Existem ainda outros termos que são empregados em língua vernácula. É o caso de "patrício" que designava uma pessoa de família nobre. Na igreja, são católicos desejosos de conhecer melhor sua religião, que reúnem mensalmente.


Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« SETEMBRO 2017 »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1