Terço dos Homens e Terço das Mulheres

A oração do Terço de Nossa Senhora, praticada historicamente pelos fieis católicos em todo o mundo, é uma excelente forma de meditação sobre os passos da vida de Jesus.

Eis a razão pela qual São João Paulo II ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. A sua Exortação Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” (16.10.2002) despertou em toda a Igreja um renovado interesse pela antiquíssima devoção do Rosário e seus efeitos continuam se propagando de forma encantadora por todo o orbe.

É uma forma de contemplar Jesus com os olhos de Maria, tendo sido ela a criatura que mais perto esteve do Filho de Deus encarnado, durante toda a trajetória da Salvação. Nenhuma outra pessoa na terra esteve tão unida a Cristo quanto Maria. Desde a sua concepção até a morte na cruz, e ainda na ressurreição e após a ascensão, Maria está sempre presente e unida ao mistério de seu Filho, Jesus, Deus e Homem verdadeiros.

O Que é o Terço dos Homens?

O Terço dos Homens é uma pastoral nova da Igreja Católica, com espírito pós-moderno, aurindo ainda os reflexos do Concílio Vaticano II.
É uma Campanha que pretende conquistar e valorizar o religioso dos homens, através da descoberta de sua natureza como ser filial, dependente de Deus, para melhor desempenhar a sua paternidade e a sua missão cristã.
Através da oração comunitária, o homem desenvolve uma devoção que o leva, como chefe de família, a reconquistar o seu lugar de mestre, pastor e sacerdote, a exemplo de Cristo. Aprendendo a rezar e levando sua família também à oração, ele se faz respeitar e amar.
O Terço dos Homens apresenta-se, sem dúvida, como uma resposta à problemática pessoal, social e comunitária dos dias de hoje, onde o homem, de modo geral, é um ser presente em todas as atividades humanas, mas ausente no seio da Igreja. Assim, rejubilam os sacerdotes que buscavam uma forma de trazer os homens de volta às Fileiras da Igreja.
No Brasil, uma experiência relativamente nova tem chamado à atenção. São os grupos de Terço dos Homens que têm crescido intensamente nos últimos anos. As iniciativas são diversas, surgindo comunidades de homens aqui e acolá, que tomam a decisão de se reunirem para rezar o Terço, quase sempre uma vez por semana comunitariamente, mas às vezes diariamente em família ou ainda solitariamente.
O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões. Homens antes em descaminhos ou frios na fé, ao frequentar um grupo de Terço, têm mudado de vida e se libertado de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus.

Dimensões Importantes

Psicologicamente: é bom que os homens possam vivenciar um ambiente sadio entre seus iguais. É importante poder fortalecer seus vínculos pela amizade sincera e pelos interesses comuns; discutir questões cotidianas como o trabalho, saúde, família, educação dos filhos, etc., e também as de um sentimento de segurança, de participação e de verdade. Ao encontrar-se mais fortalecido em seu papel de pai e esposo o homem poderá com mais propriedade e segurança, cumprir seu ideal de guia e protetor familiar. Uma família feliz e equilibrada começa na felicidade e equilíbrio do pai.

Sociologicamente: grupos masculinos têm tradição na Igreja e também fora dela. Percebe-se, todavia, que a extinção desses grupos distancia o homem do espírito de equipe, de participação e de responsabilidade.

Religiosamente: apesar de que no nordeste brasileiro se destaca a tradição religiosa masculina, essa não é uma generalidade no país. Aqui as devoções e procissões religiosas têm marcada presença masculina. De modo geral, nas demais regiões os homens pouco acompanham as famílias nas vivências religiosas, uns por comodismo, outros por respeito humano, por falta de hábito, etc.. O fato de estarem rezando só entre homens lhes resgata o sentido de dependência do Pai, que não é só pessoal, mas que percebem ser uma necessidade de todos os seus iguais. Assim, se fortalecem na sua masculinidade, porque resgatam o sentido de FILHOS, tornam-se, miraculosamente transparentes do Pai entre os seus, fazendo retornar o equilíbrio familiar.

Terço das Mulheres

No Santuário, existe um grupo de mulheres que se reúne para rezar o terço por seus maridos, namorados, filhos, netos, enfim, por sua família! É a expressão de fé que clama a intercessão de Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro pelas pessoas necessitadas de auxílio. Mas, porque rezar o Terço?

Dez Razões para Rezar a Oração do Terço

1. É uma oração bíblica: o Pai Nosso é a oração que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou. A Ave-Maria foi ensinada por Deus Pai através do anjo Gabriel (Lc 1,28) e pelo Espírito Santo através de Santa Isabel (Lc 1,42). Quando rezamos a Ave-Maria, realizamos hoje a profecia do Magnificat: ”Todas as gerações me chamarão de bendita” (Lc 1,48).

2. Nosso Senhor Jesus Cristo está no centro do Terço: o mais importante não é prestar atenção na repetição de palavras. Na verdade elas são apenas nos embalam no que contemplar e meditar os momentos mais importantes da vida de Cristo Nosso Senhor.

3. Rezar com a Igreja: o Terço nos coloca em união espiritual com toda a Igreja.

4. Maravilhosa terapia: se tiver deprimido, ou mesmo com insônia, procure o terço. É um ótimo calmante e não é tóxico.

5. Simples e profundo: crianças, jovens e idosos, sábios e simples, todos podem encontrar sentido na oração do Terço.

6. Escola de oração: o Terço nos leva a entender o valor da oração.

7. Atual: cada dia mais pessoas descobrem a atualidade do terço. E é Popular: o terço tem 100% da preferência do povo.

8. Prática de solidariedade: procure incluir o nome de uma pessoa ´ em cada Ave-Maria.

9. Oração Mariana: cria uma sintonia com a Virgem Maria, que nos ensina a viver como escolhidos de Deus.

10. Leva à quietude: nos dias agitados de hoje, o Terço é uma fonte de paz.

Encontros

• TERÇO DOS HOMENS: Terças-feiras, às 20h