Beato Francisco Xavier Seelos

Francisco Xavier Seelos nasceu no dia 11 de janeiro de 1819 em Füssen, Baviera, Alemanha. Foi batizado no mesmo dia na igreja paroquial de São Mang. Desde pequeno mostrava um grande desejo de se tornar padre e entrou para o seminário diocesano em 1842, após completar seus estudos de filosofia.

Pouco tempo depois de ter conhecido os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, decidiu ser redentorista e trabalhar junto aos imigrantes de língua alemã nos Estados Unidos. Ele foi aceito pela Congregação no dia 22 de novembro de 1842 e no ano seguinte embarcou para Nova York. No dia 22 de dezembro de 1844, foi ordenado sacerdote na Igreja Redentorista de São Tiago em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Depois da ordenação trabalhou por nove anos na paróquia de Santa Filomena em Pittsburgh, no estado de Pensilvânia, primeiramente por seis anos como coadjutor de São João Neumann, superior da comunidade religiosa e nos últimos três anos como superior e pároco. Durante este tempo, foi também mestre dos noviços redentoristas. Com Neumann se dedicou à pregação das missões.

Fiel ao carisma redentorista praticou um estilo de vida simples e desenvolveu uma maneira simples de se expressar. Os temas de sua pregação, ricos em conteúdos bíblicos, sempre foram ouvidos e entendidos pelas pessoas mais simples. Dedicava-se com grande esforço em suas atividades pastorais à instrução das crianças na fé. Trabalhou na formação de futuros Redentoristas, como prefeito dos estudantes.

Em 1860 foi-lhe feita a proposta de ser candidato a bispo da diocese de Pittsburgh. O Papa Pio IX aceitou suas razões para não ser eleito. De 1863 a 1866 ele se dedicou à vida de missionário itinerante, pregando em inglês e alemão nos dez estados seguintes: Connecticut, Illinois, Michigan, Missouri, Nova Jersey, Nova York, Ohio, Pensilvânia, Rhode Island e Wisconsin.

Em setembro de 1866, exausto de visitar e cuidar das vítimas da peste da febre amarela, ele próprio contraiu a doença fatal. Depois de sofrer pacientemente por algumas semanas, Pe. Francisco Xavier Seelos passou à vida eterna no dia 4 de outubro de 1867, quando tinha apenas 48 anos e 9 meses. No dia 9 de abril do Ano Jubilar 2000, na Praça São Pedro no Vaticano, o Papa João Paulo II proclamou beato o Pe. Seelos.

« SETEMBRO 2017 »