Perfil do Redentorista Traçado por Santo Afonso


1. Libertar-se das comodidades : ser livre das comodidades é assumir um voto de pobreza que traz consigo a renúncia a todas as dignidades, cargos, benefícios e bens materiais pessoais. Além disso, é preciso acolher com alegria os incômodos de uma vida pobre. “Muitos querem ser pobres e semelhantes a Jesus Cristo, mas com a condição de não lhes faltar nada!”...”Quem vai servir a Deus na casa religiosa deve pensar que lá não vai para ser bem tratado, mas tratará os outros bem por Deus”

3. Libertar-se dos parentes : é preciso ser livre e desapegar-se dos parentes: “Quem quiser entrar na Congregação do Santíssimo Redentor e ser verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, decida-se verdadeiramente a ser livre de seus pais”. Santo Afonso não quer que os confrades recorram aos parentes, nem mesmo em suas enfermidades: “Quem entra na Congregação o que mais deve desejar é: fazer a Vontade de Deus, morrer na Congregação, assistido por seus confrades”.

4. Libertar-se da própria estima : é preciso ser realmente desapegado daquela estima própria que se manifesta na soberba e na ambição por cargos, prestígio e aplausos, incapaz de suportar qualquer desprezo ou desprestígio. “Seria, talvez, preferível a Congregação deixar de existir do que nela entrar a peste da ambição...Pela graça de Jesus Cristo, que não exista gente assim em nossa Congregação! E que jamais venha a existir!” É preciso ter serenidade espiritual, quando se sentir desprezado e ignorado. “Na Congregação todos devem ser livres, especialmente da própria estima. Caso contrário, é melhor nela não entrar, ou sair, se já entrou”

5. Libertar-se da própria vontade : “Esta é a atitude mais necessária”. Trata-se de “esvaziar-se espiritualmente e dar-se todo a Jesus Cristo”. É a doação do coração, consagrada na Obediência. Esse é o único caminho seguro para agradar a Deus em tudo o que faz, mesmo que seja o ato menos importante. “Deus permita que na Congregação jamais alguém diga: eu quero e eu quero, eu não quero e eu não quero!... O único desejo de todos seja somente fazer o que exige a obediência... Assim, quem quiser entrar na Congregação, principalmente para ir às missões, só para pregar e aparecer, não entre, pois isto é contra o espírito do Instituto” .


Liturgia Diária

Bíblia On-Line

Avisos da Semana

Santo do Dia

Dizimistas


Calendário de Eventos

Calendário
« SETEMBRO 2017 »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1