Grupos de Reflexão ou Círculos Bíblicos

Os Círculos Bíblicos nasceram e se desenvolveram da necessidade dos católicos de aprofundarem a Palavra de Deus, meditando esta Palavra e confrontando-a com a vida cotidiana.

Hoje também conhecidos como grupos de reflexão, são pequenos grupos de pessoas que, ao redor da Palavra de Deus, refletem e rezam sobre a vida. Estes grupos que se reúnem nas casas, sob a coordenação de um dirigente, são sempre ligados ao santuário.

Seu objetivo é fazer com que as pessoas meditem a Palavra de Deus e se aproximem mais, sejam mais solidárias, se conheçam melhor, criando novas comunidades fraternas.

Finalidade

Sua finalidade volta-se para a reflexão de temas da vida atual, colocados sob a forma de agir na visão de Jesus, ficando mais fácil ligar a vida atual de cada participante dos Círculos Bíblicos aos ensinamentos bíblicos. Levando-se em consideração que cada participante de um grupo de Círculo Bíblico conhece bem sua própria vida, sua maneira de agir nas diferentes situações que se apresentam em seu dia a dia, torna-se possível que qualquer pessoa possa participar de um Círculo Bíblico, ou mesmo coordená-lo, sem ter um grande conhecimento bíblico, grau de instrução ou classe social. Basta conhecer a Jesus e seu maior ensinamento, o Amor ao Pai e ao Próximo.

Os temas semanais, apresentados pelos Círculos Bíblicos, levam a uma reflexão simples do Evangelho, aplicados aos fatos e atitudes do homem em relação a sua comunidade, a sua família e principalmente ao seu próprio relacionamento pessoal para com Deus Hoje.

O Círculo Bíblico é essencialmente missionário. Pelo fato de ser realizado na residência de um fiel, este se sente a vontade de convidar algum vizinho ou parente que esteja um pouco afastado da Igreja ou do próprio Deus e também pelo fato de seus componentes se reunirem fora do templo e atuarem fora do espaço comum da sede da comunidade. Os seus componentes são missionários da Palavra de Deus, pois a levam para os lugares onde se reúnem: prédios, lares, locais de trabalho, etc.

Como Formar um Círculo Bíblico?

Convide os vizinhos de sua rua e reúna pequenos grupos. O primeiro encontro pode acontecer numa casa oferecida por alguém do grupo. Os encontros seguintes são realizados em casas diferentes da mesma rua ou comunidade, para que todos possam ir se aproximando e se conhecendo melhor.

Ao longo do ano são aprofundados vários temas, conforme proposta da Igreja. As reuniões se desenvolvem através de uma oração inicial, a leitura do texto bíblico seguida de um aprofundamento com a troca dos sentimentos despertados em cada um dos participantes e ainda experiências e momentos vividos que o texto rememoriza.

Todos devem expor seus sentimentos, dúvidas, experiências. Não há monopólio da palavra, todos devem se manifestar, havendo entre todos carinho, cordialidade e respeito mútuo. Pode acontecer também algum estudo de situação concreta colocada para o grupo. Após as preces de louvor e de agradecimento a Deus, pode-se encerrar com um pequeno ágape fraterno.

O Círculo Bíblico Tem Três Partes Distintas:

a) Reflexão sobre a vida;
b) Leitura da Bíblia;
c) Reflexão sobre a vida e sobre a Bíblia.

No meio dessas três partes, tem hora de rezar, de refletir, de cantar, de fazer perguntas, de falar, de ouvir, de responder…

O grupo que reflete junto vai descobrir na vida e na Bíblia muitas riquezas. Essas riquezas devem ser aplicadas na própria vida e na vida do grupo ou da comunidade. Não esqueçamos que a palavra de Deus é exigente e pede ação: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”… (Mt 7,24)

Os Círculos Bíblicos que estamos colocando à disposição têm todos a mesma temática: a experiência espiritual na Bíblia. Assim, atrás dos textos bíblicos é possível perceber as múltiplas experiências espirituais do povo de Israel e das primeiras comunidades cristãs. Uma mesma fé que produziu frutos bem diferentes.