Campos do Goytacazes (RJ), 22 de outubro de 2024

OUÇA AGORA A RÁDIO APARECIDA

RÁDIO APARECIDA

06 set
Imagem: Vecteezy

Bíblia: Vários livros, uma História!

Compartilhar

 

É de conhecimento de todos que a palavra Bíblia significa “conjunto de livros”, por isso, inclusive, temos também a palavra biblioteca. Nossa Bíblia Sagrada é formada pelo agrupamento de diversos livros, dos mais diversos estilos e gêneros literários. Basta folheá-la e encontraremos poesias, relatos históricos, profecias, salmos, cartas, exortações, enfim, um conjunto riquíssimo de textos coletados ao longo do tempo pela experiência religiosa judaica e cristã. Por isso mesmo é meio desconcertante quando alguém se propõe a ler a Bíblia do começo ao fim com se fosse um romance ou um livro único. O risco é se perder pelo caminho e encontrar muitas contradições entre os textos. O ideal, de você quiser ler a Bíblia, e escolher um livro por vez e debruçar-se sobre ele. Uma dica: tenha com você, ao ler a Bíblia, um livro com os mapas geográficos de Israel, e se possível, algum livro que fale da história de Israel, isto ajudará você a compreender muitas passagens bíblicas.
Mas por que então uma só História? Como vários livros podem contar uma só História? Ora, isso é fácil de entender! Ainda que cada livro da Bíblia tenha sua intenção específica de nos contar algo sobre Deus e os homens, ainda que tenhamos muitos personagens diferentes na Palavra de Deus, ainda muitas histórias diferentes convivam em suas páginas, tudo na Bíblia nos fala de nossa HISTÓRIA DA SALVAÇÃO, que é única e se perpetua ao longo dos tempos. Tudo na Bíblia nos mostra a ação de Deus, que desde a Criação do mundo quer a salvação da humanidade. O momento ápice da História de nossa salvação foi o nascimento de Jesus Cristo, Filho Único de Deus, realidade registrada nas páginas dos evangelhos. A vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus coroaram com esplendor a iniciativa amorosa de Deus pelos homens.
Neste mês de setembro, reservado na Igreja do Brasil para a valorização da Palavra de Deus, que você busque na Bíblia inspiração para sua vida e que aprenda, ao ler o livro sagrado, que em tudo o que fazemos e pensamos, Deus está do nosso lado para nos abençoar. Boa leitura para você!

Fonte: Padre Evaldo César de Souza, reitor do Santuário

ACESSO RÁPIDO

SECRETARIA DO SANTUÁRIO

Rua Santo Afonso (antiga R. Visconde de Itaboraí), 208 – Parque Rosário
Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro
CEP: 28.027-141
Telefone: (22) 2722-0988
Whatsapp: (22) 99889-7800