27 jun
Imagem: Pixabay

Maria, “Teotókos”, Mãe de Deus!

Ainda há quem não compreenda porque chamamos Maria de Mãe de Deus. Um título tão carinhoso e tão profundo não nasceu de uma imposição da Igreja ou do desejo dos papas. Desde o começo, quando as comunidades cristãs ainda estavam sendo formada, já nasceu o desejo de honrar a mãe de Jesus com o título de Teotókos, ou seja, a mãe de Deus. Na verdade, a partir do momento em que os cristãos tiveram a clareza da divindade de Jesus, eles logo tiveram esta iluminação: se Jesus é Deus e Maria é mãe de Jesus, logo em Maria está presente a maternidade da Divindade. Ela é realmente a mãe de Deus.

A partir desta afirmação dogmática, oficialmente declarada no Concílio de Éfeso no ano de 431, a Igreja vem celebrando Maria como a Mãe de Deus. Aliás, de acordo com a Tradição, foi em Éfeso que Maria morou com o apóstolo João após a morte e ressurreição de Jesus. Nada melhor do que o Concílio acontecido naquela cidade para proclamá-la a amada de Deus.

E Maria, Mãe de Deus, é também proclamada e venerada com a Mãe da Igreja. Nossa Igreja Católica está fundamentada em Jesus Cristo, a pedra angular da fé, e reforçada na coluna dos Apóstolos e Mártires da fé. Também Maria, a cuidadora de Jesus e missionária do seu Filho, é proclamada a protetora da Igreja. Ela que cuidou do filho, certamente cuida dos filhos e filhas adotivos pelo batismo. Ninguém melhor do que Maria para zelar pelo sonho de seu Filho e ajudar na realização do projeto do Reino de Deus. Tudo que fazemos na Igreja tem certamente a proteção de nossa mãe querida. Ao lado do Santíssimo Sacramento, centro da fé, temos sempre a imagem de Maria, zelando cuidadosamente da casa onde habita seu Filho amado.

Mas ainda precisamos afirmar algo mais sobre Maria. Ela que é Mãe de Deus, Mãe do Verbo Encarnado e Mãe da Igreja, é também, indiscutivelmente, a nossa mãe querida. Quando penso em tantas pessoas que não reconhecem em Maria a presença de Deus fico triste, pois deve ser muito dolorido ter uma fé que acredita no Pai, no Filho e no Espírito, mas para a qual falta o carinho de uma mãe. Quem não gostaria de ter um colo onde reclinar a cabeça? Quem não sente falta dos carinhos maternos, do cuidado na hora das dores e da presença quando estamos sozinhos?

Maria é nossa mãe. Eu acredito nisso e proclamo a todos esta minha alegria. Amo Maria porque com ela eu chego mais perto de Jesus. Amo Maria porque ela me permitiu conhecer a minha salvação. Amo Maria, porque Jesus, seu Filho e meu único Salvador, me presenteou na hora da cruz, doando sua mãe a humanidade. Mãe do Redentor e minha mãe, eu vos peço que rogueis por nós todos os dias.

Vamos rezar:

Maria, Mãe de Deus, quando meus lábios expressam este louvor, meu coração se alegra profundamente, pois entendo que a sua maternidade divina foi capaz de unir os Céus e a Terra na comunhão com Deus. Obrigado Maria, pois sua humildade foi coroada de glória, sua singeleza tornou-se irradiante, sua fraqueza converteu-se na força maior que derruba poderosos dos tronos e desfaz os planos dos malvados. Mãe de Deus, rogai por nós! Amém.

Fonte: